sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Dica de Filme: Os meus, os seus, os nossos

21025881_20130808200003934

Frank é um viúvo que tem oito filhos. Depois de 30 anos, ele reencontra Helen, uma namorada de infância que também é viúva e tem 10 filhos. Eles decidem se casar, mas as famílias passam por várias situações morando juntas. Para tentar resolver o problema e finalmente se sentirem como uma família só, Frank e Helen criam um plano de ação que contará com a ajuda de cada um dos 20 membros dessa família! O filme fala sobre resiliência, cooperação e amor.

Indicação: Livre

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Medos que se escondem por trás da desordem

O que se esconde por trás da desordem

Há um conjunto de medos que se escondem por trás da desordem. O descuido com a organização das coisas é muito mais do que falta de tempo ou negligência. O ambiente ou o contexto exterior acabam sendo uma projeção do nosso mundo interior. Por isso, a desordem também comunica muito por si só.
Quase sempre a desordem está associada a outro fenômeno: a acumulação. Quando existem poucas coisas, dificilmente um espaço fica bagunçado. Por outro lado, quando acumulamos diversos objetos, levamos mais tempo para colocá-los em seus lugares, limpá-los ou abrir um espaço para que não atrapalhem.
Ao mesmo tempo, sem perceber, tendemos a concentrar o caos em determinados espaços da casa. Isso também tem um significado, que quase sempre está relacionado a alguma forma de medo. Vejamos quais são esses medos que se escondem por trás da desordem. Porém, antes disso, vamos examinar um pouco o fenômeno da acumulação.

Os diferentes tipos de acumulação

A acumulação é o primeiro passo em direção à desordem. Parece algo trivial, mas na realidade é uma expressão muito reveladora do que carregamos dentro de nós. Basicamente, existem dois tipos de acumulação: a antiga e a atual.
O que se esconde por trás da desordem?
A acumulação antiga tem a ver com todos aqueles objetos que, supostamente, têm um grande valor para nós. É por esse motivo que decidimos conservá-los, ainda que às vezes não tenhamos espaço para tal. Quando há algo mais profundo, acabamos guardando objetos que não têm valor significativo. 
A acumulação atual, por outro lado, se refere a todos aqueles objetos cotidianos que utilizamos, mas que não colocamos novamente em seus lugares. Roupas, artigos de banheiro, brinquedos, papéis ou qualquer coisa que tiramos do lugar e depois deixamos por aí. Nós não encontramos um momento para organizar, e então formamos pilhas de coisas sem nenhuma harmonia.
A acumulação de ambos os tipos também reflete os medos escondidos por trás da desordem. No caso da acumulação antiga, tem a ver com o medo de se desprender do passado. Há medo de assumir o novo e deixar o antigo e, em vez de aceitar isso, constrói-se uma sensação de segurança. Na acumulação atual, o que existe é o descontentamento por algo que acontece no presente e que temos medo de enfrentar.

Os medos por trás da desordem

Como explicamos anteriormente, os lugares onde o caos se concentra falam sobre os medos que estão escondidos por trás da desordem. Não é a mesma coisa ter um monte de objetos empilhados na cozinha ou espalhados na sala de estar.
A bagunça afeta o nosso emocional
Vejamos os principais significados disso:
  • A desordem concentrada na cozinha está relacionada à fragilidade emocional ou a ressentimentos que não foram superados.
  • Quando o caos se concentra atrás das portas, significa que há medo de ser rejeitado pelos demais, ou que existe a sensação de estar sendo vigiado.
  • Se a desordem está na entrada da casa, supõe-se que existe um medo de se relacionar com os outros.
  • Quando há muitos objetos empilhados na garagem, isso implica medo do novo.
  • A desordem nos corredores fala de dificuldades para comunicar o que se pensa e o que se sente.
  • Quando há desorganização na sala de jantar, significa que a família exerce muita influência e quer controlar seus integrantes.
  • A desordem em toda a casa fala de apatia, raiva da vida e preguiça consigo mesmo.
  • Os objetos desorganizados na sala significam medo e recusa em estabelecer relações com os outros, ou em se abrir para o mundo.

Outros locais de desordem

Se uma relação de desordem e medo é estabelecida, é porque, nesse caso, os objetos cumprem o papel de “cortina de fumaça” ou barreira que serve para esconder. O que eles escondem? Medos. A desorganização é uma expressão sobre o desejo de ocultar ou perder algo de vista.
Outros medos que se escondem por trás da desordem também podem se concentrar nos móveis. Se a bagunça se concentra na mesa ou local de trabalho, representa uma frustração e um desejo oculto de querer controlar tudo. Se tudo está escondido debaixo dos móveis, indica um medo da opinião dos outros.
Quarto bagunçado
Muito além de qualquer significado, a verdade é que a desordem constante é algo que pode se transformar em um obstáculo. De vez em quando é bom se desprender daquilo que pode ser deixado para trás. Também é bom limpar nossos espaços periodicamente. Sempre é melhor andar mais leves e limpar tudo aquilo que dificulta nossa mobilidade.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Compulsão alimentar tem cura?

A compulsão alimentar é um transtorno psicológico que tem diversos fatores como por exemplo os endócrinos e os emocionais. Dietas muito restritivas e grandes perdas, como de um ente querido, perder o emprego ou ficar sem dinheiro, também podem levar ao surgimento da compulsão alimentar.
Ela por ser causada por muitos motivos ao mesmo tempo, o tratamento para a compulsão alimentar é feito por diversos profissionais da saúde, como médico, nutricionista, psicólogo, e por vezes psiquiatra devem ser contactados, para poder solucionar o problema em questão.
Compulsão alimentar tem cura?

Sintomas da compulsão alimentar

Os sintomas da compulsão alimentar são:
  • Comer exageradamente;
  • Comer mesmo sem fome;
  • Ter dificuldade em parar de comer;
  • Pode ou não haver sensação de culpa após o "assalto" à geladeira ou dispensa;
  • Comer alimentos estranhos como arroz cru, um pote de manteiga, feijão gelado com queijo e etc.;
  • Comer muito rápido;
  • Comer escondido;
  • Prazer imensurável ao comer;
  • Pouca preocupação com o excesso de peso.
O indivíduo compulsivo num momento de "ataque" pode ingerir mais de 10 mil calorias num curto espaço de tempo, quando deveria comer em média 1200 calorias por dia.

Como é o Tratamento 

O tratamento para a compulsão alimentar deve ser iniciado o quanto antes e é importante que o indivíduo saiba que é preciso algum tempo para que ele comece a fazer efeito.
A toma de remédios é importante, para regular a função hormonal, e diminuir assim a fome física e emocional, gerada por ansiedade, estresse e depressão. Estes medicamentos devem ser receitados pelo médico endocrinologista e necessitam de receita médica para serem comprados.
O nutricionista é um profissional muito importante para orientar o indivíduo no que ele deve comer e quando comer. Este profissional é especializado na alimentação e poderá dar dicas preciosas para vencer a fome, comendo alimentos certos.
Já os exercícios servem para melhorar o humor e desviar a atenção da comida, enquanto que as sessões de psicoterapia serão úteis para tratar a parte emocional do indivíduo.
Fonte: tuasaude.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Dia de Filme: 12 é demais

dozeedemais

Esse filme mostra o dia a dia de uma família enorme: são 12 filhos! Lançado em 2003, o filme conta com Steve Martin no papel do pai e Bonnie Hunt como a mãe. Ambos têm que comandar essa família, além de cuidar de seus interesses pessoais. São várias coisas bacanas para considerar, como a lição de que o trabalho em equipe faz diferença e como é importante abrir mão de algumas coisas em função de outro membro da família, ou seja, não ser egoísta e pensar nos demais.

Indicação: Livre

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Dica de Filme: O Mentiroso

a6d6f915a8008c6d23e8223d49a27b0b_jpg_290x478_upscale_q90

Apesar de ser um filme mais antigo, o enredo continua bem atual. Jim Carrey é Flether Reede, advogado bem-sucedido e pai de Max. Reede é um mentiroso compulsivo, e isso não só destruiu seu casamento como o afasta cada dia mais de seu filho. Mas, no seu aniversário, Max faz um pedido inusitado que é imediatamente atendido: seu pai, advogado, não consegue mais mentir. Para os adultos vale a reflexão sobre as mentiras que contamos. Para as crianças vale conversar sobre a importância de falar a verdade e as consequências de ser um mentiroso.

Indicação: Livre

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Dica de Filme: Os delírios de consumo de Becky Bloom

Os-delirios-de-consumo-de-becky-bloom

Rebecca é viciada em compras e, por engano, acaba indo trabalhar numa revista de finanças. O filme apresenta as consequências de não lidar bem com o dinheiro e mostra de forma super divertida que o autocontrole nas finanças é primordial para uma vida estável e uma boa carreira.

Indicação: 10 anos

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Dica de Filme: A Fantástica Fábrica de Chocolates

Charlie_and_the_Chocolate_Factory

A releitura de Tim Burton para este clássico fez com que o filme ficasse mais atual do que nunca. Ao tentar achar um herdeiro para a incrível fábrica de doces e chocolates, Willy Wonka recebe cinco crianças com temperamentos e educação completamente diferentes. Aos poucos, suas atitudes vão trazendo consequências ruins até que um menino, de coração puro e generoso, conquista o coração e muda a vida de Wonka.

Indicação: Livre