terça-feira, 10 de janeiro de 2012

COMO LIDAR COM OS MEDOS DAS CRIANÇAS

Como podemos lidar com os medos das nossas crianças sem que os maximize ou minimize? Muitas vezes os adultos desprezam as reações de medo ou, ao contrário, aproveitam a situação de medo para impor sua superproteção.
As situações de medo na infância é bastante comum e o adulto precisa estar atento para não deixar passar o momento de apoiar e encorajar a criança a superar aquele momento de insegurança com o seu apoio. Os adultos também devem observar se existe alguma situação geradora do medo, como por exemplo, se de uma hora para outra a criança fica com medo de ir a escola, pode ter ocorrido algum episódio gerador de ansiedade o que está gerando a insegurança de encarar novamente aquele ambiente. Portanto, se o adulto tiver conhecimento da situação geradora do medo isso facilitará a forma como este lidará com o medo da criança.
Pode ocorrer do medo se tornar constante e o adulto não está sabendo lidar com a situação, nem resolver de maneira fácil, então neste caso é importante procurar um profissional que o oriente.
No geral devemos demonstrar atenção, carinho à criança nesses momentos para ajudá-la a superar esse sentimento e promover o seu amadurecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário