sábado, 20 de fevereiro de 2016

9 maneiras de descansar a mente

Em sua rotina diária ou antes de dormir, é preciso estar com a cabeça tranquila para garantir qualidade de vida.
Necessariamente, em um dia cheio é importante descansar a mente. Muitas vezes, como a rotina é tão intensa, nem o sono chega e o dia seguinte acaba se tornando ainda mais pesado. Por isso, é necessário que você se desconecte e consiga estabelecer quais são os momentos para os compromissos e quais são para o lazer.
Dormir é a melhor maneira de proporcionar o descanso para a cabeça. Para isso, você precisa se libertar das preocupações e não ficar rolando na cama. Relaxe a mente pelo menos uma hora antes de deitar, ficando em um ambiente mais escuro, sem mexer em eletrônicos e, de preferência, lendo ou meditando.
Confira dicas para descansar a mente e garantir mais bem-estar no seu dia a dia.


Em primeiro lugar: como descansar a mente durante o dia

Para conseguir manter um clima de tranquilidade na sua rotina, é possível tomar algumas atitudes e cuidar com alguns hábitos alimentares.
Alimentos relaxantes
Você sabia que o chocolate pode ajudar a descansar a mente? Ele é rico em triptofano, um composto químico que auxilia na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Além dele, nozes e castanhas podem proporcionar maior relaxamento. Contudo evite os exageros.
Água
Quando o corpo está hidratado, fica livre de toxinas. Sem elas, a mente aumenta sua capacidade de concentração e pode ficar mais relaxada quando você desejar.
Exercícios moderados
Quando realiza alguma atividade física, você libera endorfina. Essa substância combate a ansiedade e a depressão, proporcionando maior descanso após um dia de trabalho. Procure caminhar ou correr em locais tranquilos, onde você possa passar um tempo consigo mesmo.
Hobbies
Conseguir arranjar um espaço para fazer o que você gosta é fundamental para garantir risadas ou tranquilidade no dia. Pode ser uma leitura, um esporte, um filme, uma receita, o que lhe fizer bem e aliviar a ansiedade.
O que não faz bem
Se o motivo da sua inquietação for uma pessoa, fique longe por algum tempo e tente não resolver o problema. Dê o tempo necessário para pensar com clareza antes de tomar decisões.

 

Relaxando antes de ir para a cama

Música relaxante
Nada de rock ou música eletrônica antes de dormir. Que tal experimentar sons da natureza, barulho de chuva ou ondas quebrando no mar? Até mesmo uma música lenta, com vocais mais suaves e instrumentos como violino e piano faz você descansar a mente. O importante é ficar mais tranquilo.
Bebidas quentes
Se não for café ou álcool, está liberado o consumo de uma xícara de bebidas quentes antes de dormir. Dê preferência aos chás de camomila, cidreira ou maracujá, que têm propriedades calmantes. Leite quente ou morno com mel também é excelente para dormir, pois produz serotonina no cérebro.
O que provoca estresse
Brigas com o chefe, provas, problemas financeiros, desavença familiar e qualquer outro assunto que deixe você angustiado deve ser tirado da cabeça de alguma forma. Pratique meditação e leituras, ouça música, mas estabeleça limites para a preocupação.
Organização
Faça tudo o que for necessário, seja comprometimento do trabalho ou de aula, até determinado horário. Depois disso, é o momento que você tem para descansar a mente e aproveitar da maneira que gosta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário