terça-feira, 3 de novembro de 2015

A importância da vivência do Luto


Muitas pessoas perguntam, em momentos de perda, o que fazer para passar essa dor? A dor que a pessoa se refere diz respeito a dor da perda, ao luto que enfrentamos quando perdemos alguém muito querido. Mas devemos realmente buscar sufocar essa dor ou fazer com que ela desapareça? Será que me afastando desse sentimento conseguiremos deixar de nos sentirmos tristes?
O psicólogo Miguel Gomes do CPPL (Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem) afirma: “ Viver o luto é muito importante. Segurar o sofrimento e guardar os sentimentos é algo que pode levar a uma doença física ou emocional”. O que ele quer nos dizer é que a dor do luto pela perda de alguém querido deve ser sentida e reconhecida e só assim se dará o processo de recuperação, só assim haverá a possibilidade dessa dor se transformar para um outro sentimento que é a saudade.
Muitos desconhecem as formas de lidar com essa fase. Para isso surgiu, por exemplo, a Psicologia do Luto. Esta é uma área da psicologia que atua com o cuidado às pessoas que enfrentam uma perda significativa. Muitas reflexões são colocadas para as pessoas que enfrentam perdas, inclusive como a vida vai seguir depois na morte de uma pessoa tão importante. A terapia auxilia na reflexão e elaboração das respostas direcionando o paciente para uma melhor organização de suas emoções e sentimentos.
Além da psicoterapia, o tempo também é um grande aliado do enlutado. Este necessita de um tempo para aprender a lidar com sua nova realidade que, muitas vezes chega de surpresa.
Somado a tudo o que foi exposto, é imprescindível o apoio das pessoas que fazem parte do contexto, famílias e amigos precisam compreender e apoiar a pessoa que sofre com o luto. Sendo assim, o indivíduo percebe que é possível construir um novo sentido para a vida, retomando aos poucos o seu cotidiano, estabelecendo novos projetos de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário