quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Resiliência na Psicologia


Sabemos que existe na física um conceito que denomina-se Resiliência que consiste na capacidade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. 

Contudo essa palavra também é utilizada pela psicologia com uma definição parecida. Então, o que significa Resiliência na psicologia? A palavra Resiliência vem do latim Resilire, que significa recusar, voltar atrás. Na psicologia, significa voltar ao estado anterior. São consideradas resilientes as pessoas que mantém uma boa capacidade de recuperação após passarem por dificuldades. 

Esse termo passou por uma adaptação da física para as ciências humanas e hoje representa a capacidade do ser humano de superar um trauma ou de ter a condição positiva de se reconstruir a partir de uma situação de muito sofrimento. 

Então como desenvolver a resiliência? Alguns fatores são necessários para que nos tornemos resilientes: 

Administração das Emoções - habilidade em se manter sereno diante de um problema. Também se refere à capacidade de usar as pistas de forma a compreender melhor as pessoas. 

Controle de Impulsos - não se deixar levar impulsivamente por uma emoção. 

Otimismo - crença de que as coisas podem melhorar. Está relacionado com a esperança e convicção na capacidade de controlar o próprio destino. 

Análise do Ambiente - capacidade de identificar as causas dos problemas, permitindo que a pessoa se coloque num lugar seguro. Se refere à capacidade de identificar quando é hora de falar e quando é hora de calar. 

Empatia - significa a capacidade de compreender os estados psicológicos das outras pessoas (as emoções e sentimentos) e saber como agir. 

Auto Eficácia - crença de ser capaz em resolver seus problemas. 

Alcançar Pessoas - capacidade de se vincular a outras pessoas, sem receios e sem medo. É a capacidade de se entrosar com as outras pessoas, construir redes de apoio. 

Aproveitando essa postagem gostaria de sugerir que assistam o filme: “Preciosa, uma de esperança”. Essa história nos mostra a capacidade incrível de uma jovem que supera todos os traumas que viveu na sua vida, com a esperança de realizar seus sonhos e ser uma pessoa mais feliz. Segue abaixo a sinopse dessa bela história. 


1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe 

(Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário