Como podemos lidar com os medos das nossas crianças sem que os maximize ou minimize? Muitas vezes os adultos desprezam as reações de medo ou, ao contrário, aproveitam a situação de medo para impor sua superproteção.
As situações de medo na infância é bastante comum e o adulto precisa estar atento para não deixar passar o momento de apoiar e encorajar a criança a superar aquele momento de insegurança com o seu apoio. Os adultos também devem observar se existe alguma situação geradora do medo, como por exemplo, se de uma hora para outra a criança fica com medo de ir a escola, pode ter ocorrido algum episódio gerador de ansiedade o que está gerando a insegurança de encarar novamente aquele ambiente. Portanto, se o adulto tiver conhecimento da situação geradora do medo isso facilitará a forma como este lidará com o medo da criança.
Pode ocorrer do medo se tornar constante e o adulto não está sabendo lidar com a situação, nem resolver de maneira fácil, então neste caso é importante procurar um profissional que o oriente.
No geral devemos demonstrar atenção, carinho à criança nesses momentos para ajudá-la a superar esse sentimento e promover o seu amadurecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário