domingo, 23 de setembro de 2012

ESCRITORES DA LIBERDADE


Ah os filhos! Como nos ensinam... Após de ter lido e assistido todos os contos infantis possíveis e imagináveis oferecido pela literatura, fui mais uma vez surpreendida pela minha filha adolescente quando me convidou para assistir um filme na sua companhia e do pai, que não por acaso é assistente social. O filme intitula-se “Escritores da Liberdade” , um filme norte americano, lançado em 1997 que trata da inclusão social, bem como preconceito, discriminação, violência, e outros problemas sociais concernentes a nossa realidade.



Acredito que, do jeito dela, quis nos mostrar o quanto está incomodada com a forma como nossa sociedade tem se omitido em relação a temática abordada por esse filme. Compreendemos que entre os adolescentes existe um grande conflito: isolamento x inserção no grupo, como bem reflete o psicanalista Erick Ericson.


Precisamos entender a linguagem e os sinais utilizados por nossos adolescentes, pois essa forma peculiar de se comunicar, por vezes demonstra conflitos e opiniões. Dessa forma pedem ajuda quando apresentam seus comportamentos mais repugnantes, como rebeldia, isolamento e até agressividade.


Por sorte, eu e o meu esposo, temos uma melhor compreensão do que ela quis nos expressar e aproveitamos a oportunidade de estarmos reunidos para refletir com ela sobre esses conflitos tão pertinentes a fase em que ela se encontra.


Portanto amigos, tenhamos um olhar diferente a cerca das atitudes dos adolescentes, pois na maioria das vezes é a sua forma particular de expressar seus sentimentos, opinião e conflitos.  É importante salientar que o filme é baseado em fatos reais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário