segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O que é a Hiperlexia?


O que é a Hiperlexia?

Hiperlexia: você sabe o que essa palavra quer dizer? Há alguém na sua família ou algum conhecido? Bom, embora não seja tão falada na mídia, a hiperlexia faz parte da realidade muitas crianças. Portanto, é importante saber os detalhes que giram em torno desse distúrbio e identificar algum possível sinal de que seu filho ou filha possa manifestá-lo.

Qual o sintoma mais evidente da hiperlexia?

É válido ressaltar que o ponto principal é o fato de a criança demonstrar uma grande capacidade de leitura a partir do 18º mês. Entretanto, essa não é uma regra, uma vez que existem crianças com hiperlexia que começam a mostrar tal habilidade aos dois anos de idade (24º mês).

Características

Como vocês devem saber, não é algo normal que um pequeno dessa faixa etária saiba ler. O que se pode ver, no caso de quem não tem o distúrbio, é que as crianças ainda estão em fase de pronunciar aquelas palavrinhas, sobretudo as que estão muito presente em seu cotidiano: mamãe e papai, por exemplo. Mesmo que elas falem, a própria dicção ainda está bastante incipiente.
Na situação da hiperlexia, o pequeno consegue identificar as palavras impressas, mas tem dificuldade de estabelecer a comunicação oral por conta das dificuldades do processamento da linguagem falada. Há que salientar que a criança consegue ler, mas de maneira mecânica. Existem estudos que defendem a ideia de que a hiperlexia proporciona à pessoa a capacidade da leitura, porém de uma forma que ela não compreende o que está escrito.
Outra característica que se pode apontar é a dificuldade que a criança tem em se relacionar com o grupo de pessoas que pertençam à sua faixa etária. Tudo isso se deve ao fato do pequeno ter é a limitação de sua linguagem (receptiva ou expressiva), afastando-o de outras crianças.
O paciente com hiperlexia também demonstra um determinado gosto por rotinas, ou seja, ele não é adepto de situações novas e pode se comportar de maneira inadequada quando contrariado. Além disso, ele demonstra ter pouca atenção a uma conversa ou atividade, exceto quando se trata de algo de seu interesse. Por outro lado, a criança hiperléxica costuma se sentir atraída pelo o que passa na televisão ou em jogos digitais. Isso ocorre por causa do estímulo visual a que ela está exposta.
Existe alguma ligação com o autismo?
A hiperlexia é um distúrbio que se configura como um transtorno de linguagem e de comunicação. Embora não seja algo tão comum relacioná-la ao autismo (lembrando que essas dificuldades mencionadas são umas das várias características presentes no TEA) como fatores dependentes, é verdade que existem casos em que ambos podem, sim, estar associados.
Lembrando que a Síndrome de Asperger pode estar relacionada aos casos. No entanto, o acompanhamento profissional torna-se necessário para que os pais recebam o diagnóstico e, junto com o especialista, veja qual a melhor intervenção.
Desafios
O tratamento se dá por meio de uma equipe multidisciplinar, pois é importante que haja profissionais de áreas distintas para que seja encontrada a alternativa mais indicada à criança com hiperlexia.
Fonte: Neuro Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário