O texto de hoje
fala sobre as alterações de leitura e escrita no Transtorno do
Espectro Autista (TEA). O tema é voltado para o desenvolvimento e aprendizagem da leitura em
crianças com autismo. As dicas são destinadas à orientação sobre o que fazer do
ponto de vista da leitura.
A leitura como
desafio
Ensinar uma criança
com autismo a ler é um desafio. Mesmo que algumas delas já cheguem à escola
sabendo ler e identificando visualmente as palavras; podemos perceber que
muitas delas não adquiriram a habilidade de compreensão de leitura e de usar as
palavras nos mais diversos contextos.
Estímulo
imagético: um grande passo
A criança com
autismo aprende melhor por meio de figuras e desenhos; e por meio de estimulação visual.
É muito importante
trabalhar palavras, letras e vocabulário por meio de figuras expressando ações,
momentos, situações do cotidiano. Isso ajuda a desenvolver um vocabulário mais
amplo.
Palavras que
exprimam familiaridade
Outra dica é usar
palavras que remetam a objetos, pessoas e locais que a criança com autismo
tenha interesse. É importante que tais expressões sejam associadas a esses
meios de interesse e, com isso, vocês façam a ligação dessas palavras que
estejam direta ou indiretamente relacionadas. Tudo no passo a passo, sem
pressa.
Métodos que
auxiliem o aprendizado
É muito importante
desenvolver métodos, meios e formas que ajudem a criança a desenvolver as
habilidades fonológicas dela e os processos de decodificação envolvendo sons e
letras.
Além disso, pode-se
buscar métodos como a metodologia fônica (com palavras de interesse delas) para
que o pequeno aprenda a soletrar, a separar as sílabas e tenha a consciência fonológica. Isso é essencial para que a criança consiga decodificar letra e sons
de seu interesse, mas também associar letras e sons com outras formas de
escrita
Utilize
referências que trabalhem o contexto do pequeno
Que tal trabalhar o vocabulário dentro do contexto dessa criança?
Contudo, a intenção é ampliar esse vocabulário. Outra dica é passear com a
criança no parquinho e em ambientes diversos: padaria, supermercado, festas;
lugares que estimulam a brincadeira e a interação social. Com isso ela vai
memorizando essas palavras novas, enriquecendo o repertório dela.
Memorizando
regras ortográficas
Incentivem, na prática, formas de memorizar as regras ortográficas,
usando rotas repetitivas para que a criança com autismo tenha essa sequência
criada na mente delas. Com essas rotas você pode trabalhar com cores e figuras,
utilizando jogos ou tablets (as crianças com autismo se dão muito bem com esses
estímulos visuais).
Importante saber
– Para crianças que não fazem o traçado das letras, o tablet pode ser
uma ferramenta fundamental para alfabetizar e desenvolver a escrita. O próprio
aparelho oferece formas de escrita manual.
– Para casos de autismo associado à hiperatividade é preciso medicar
essa criança a fim de ajudar na atenção e fazer reduzir a hiperatividade dela.
O próximo passo é trabalhar com coisas altamente motivadoras para o pequeno.
– Por meio de fotos da família, a criança pode fazer relações sociais
com as fotografias. Existem métodos de photovoice (utilizar fotos familiares
para trabalhar capacidade e competência social). Por meio das fotos ela começa
a ter noção de história social e pode trabalhar o som de letra também.
Fone: neuro saber
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