quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que realmente significa ouvir?




Você já experimentou a alegria de ouvir alguém? Você pode me perguntar, como assim? O que há de tão legal em ouvir alguém? Em primeiro lugar você sabe o que significa ouvir realmente uma pessoa? As pessoas se colocam na sua frente emitindo palavras, utilizando-se muitas vezes de uma linguagem simples e a partir daí você realiza uma codificação da mensagem que ela quer te transmitir. Entretanto, muitas vezes o seu entendimento a cerca dessa mensagem é superficial, não acrescentando crescimento nem a você, nem ao seu interlocutor. Existe uma satisfação peculiar diante de uma escuta profunda de uma mensagem. Essa satisfação não envolve somente de uma simples audição de palavras, mas sim de uma compreensão dos sentimentos, pensamentos, significado pessoal que há por traz do que o meu interlocutor está me colocando. Atualmente as pessoas têm a tendência a ouvir por ouvir. E na maioria das vezes, finge ouvir quem lhe dirige a palavra, o que traz pouco crescimento para si e para quem fala. As relações humanas, hoje, devem ser enriquecidas por essa escuta profunda a que me refiro no momento, pois se queremos viver entre pessoas, contribuindo ou obtendo contribuições destas, precisamos perceber estas pessoas de uma forma completa. O que ela quer me dizer com estas palavras, com estes gestos, olhares, etc. e assim estaremos realmente capacitados a exercer boas relações uns com os outros.
Graça Damasceno Leal (mgdleal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário