segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SOBRE MIM!

Sou Graça Damasceno Leal e me sinto no dever de nesta primeira postagem realizar uma breve descrição sobre minha pessoa, pois através deste espaço vocês estarão tendo contato com minha opinião a respeito de diversos temas. Sou psicóloga, como já foi descrito neste blog. Uma apaixonada pela profissão. Todas as experiências que vivenciei profissionalmente foram de forma intensa, tendo me concedido bastante crescimento e aprendizado. Logo que conclui a graduação de Psicologia pela UFRN em 1994 me lancei num desafio de me inserir no mercado de trabalho no interior do Estado do Rio Grande do Norte, mais precisamente na cidade de Caicó. Foi por aceitar esse desafio que pude aproveitar diversas oportunidades que me foram oferecidas nesse município, como em toda a região do Seridó. Conheci muitas pessoas que conheceram meu trabalho e me abriram portas para que eu pudesse demonstrar minha forma de atuar.
Iniciei minhas atividades como psicóloga clínica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Caicó, onde além de atender as crianças e suas famílias, participava das reuniões da equipe técnica desta instituição com intuito de debater as diversas programações a serem oferecidas a cada uma das crianças que compunham a clientela desta instituição, através de estudos de casos.
Fui convidada posteriormente para compor a equipe dirigente do Centro Educacional de Caicó – CEDUC, onde, durante muito tempo atendi adolescentes infratores, privados de liberdade, elaborando pareceres para as Varas da Infância e da Juventude das diversas comarcas do Rio Grande do Norte.
Paralelamente a esta atividade fiz parte da equipe que elaboraria o projeto de implantação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial de Caicó, tendo sido, a partir daí, nomeada Coordenadora Municipal de Saúde Mental e posteriormente coordenadora do CAPS logo na sua implantação. Ainda no setor da saúde municipal atuei como Coordenadora do Programa de Saúde da Família temporariamente e depois Como Coordenadora Municipal de Saúde, onde auxiliava a Secretária Municipal de Saúde no gerenciamento desta Secretaria que é referência para a região.
Neste ínterim houve a necessidade do município implantar, através da Secretaria de Assistência Social, o Programa de Atenção Integral a Família - PAIF, através da criação da “Casa das Famílias” ou CRAS, como é conhecido atualmente este projeto. Nesta experiência houve um grande crescimento de minha parte como profissional, pois me aproximei do trabalho com famílias e comunidade, gerenciando grupos operativos com pessoas das comunidades afim de colaborar com o fortalecimento de vínculos de solidariedade entre estas. Paralelo a essas atividades desenvolvi um trabalho bastante importante junto a direção do Centro de Educação Integrada do Seridó - CEIS, escola de ensino fundamental e médio de grande destaque na cidade de Caicó.
Paralelo a todas essas experiências, pude também atuar na docência, tanto de nível superior, na UERN (curso de Filosofia), como também no nível técnico no Senac (cursos como técnico em Enfermagem). Essa atuação me gerou um grande desenvolvimento, pois descobri uma atividade que gosto muito de exercer que é lecionar.
Entretanto, apesar de ter tido a oportunidade de intensificar minha atuação durante todos esses anos, nunca deixei de praticar a psicoterapia, meu envolvimento direto com minha profissão. Sempre mantive meu consultório com uma clientela bastante diversificada. Além disso, enriqueci minha experiência profissional através de atividades voluntárias na Pastoral da Criança, supervisionando as brinquedotecas que foram criadas dos municípios na região do Seridó; na Pastoral familiar realizei diversas palestras para casais com temas como Paternidade responsável, Compromisso social da família, etc.; e a última experiência foi na FBA – Fundação Belo Amor, instituição de recuperação de dependentes químicos, onde realizava acompanhamento com internos e seus familiares. Todas estas vivências me trouxeram muita gratificação, pois nelas, como em todas as outras atividades, pude observar mudanças significativas nas pessoas através de minha ajuda profissional.
Atualmente resido em Caicó/RN e tenho intensificado atividades de consultoria com palestras, cursos e treinamentos, bem como a atuação no consultório de psicoterapia.


Graça Damasceno Leal
84 3417-6700  /  84 9928-8666



3 comentários:

  1. EU CONHEÇO LEAL E ELA É TUDO ISSO QUE DESCREVEU COMO PROFISSIONAL TIVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM ELA. PARABÉNS!!! SEU BLOG ESTÁ UM ESPETÁCULO!!

    ResponderExcluir
  2. Eita estava com saudades dessa forma esclarecedora que você possue para falar.
    A psicologa Graça Leal é tudo que descreveu, com um acrescimo, a capacidade de interdisciplinariadade e interlocução com o diversas outras areas de conhecimento, como o Serviço Social, parte que me confere atestar, o direito, a pedagogia e etc.
    Parabens pelo profissionalismo de sempre.
    Saudades

    ResponderExcluir
  3. Agradeço as duas amigas! mais que companheiras de trabalho, se tornaram amigas importantes na minha carreira! bjão
    Graça leal

    ResponderExcluir