sábado, 2 de abril de 2016

Sobre a mídia e o suicídio

Sabemos o quanto a mídia tem importância na formação da opinião do cidadão, contudo essa importância deve ser levada em consideração na forma como os veículos de comunicação devem abordar determinados fatos. Dentre estes fatos podemos falar sobre o suicídio que trata-se de um acontecimento ou fato delicado a se tratar através dos meios de comunicação.

"É comum encontrar nos manuais de redação - que definem a linha editorial do veículo, regras para o uso correto da língua portuguesa e orientações gerais sobre a cobertura de determinados assuntos - recomendações de cautela quando o assunto é suicídio". 

Há vários estudos que comprovam que as notícias sobre o suicídio têm o poder de criar novos suicídios, um fenômeno denominado "efeito de imitação" ou mimetismo - processo pelo qual a notícia serve de inspiração para a repetição do ato.

Quando a empresa de comunicação tem esse cuidado, os casos de suicídio são noticiados quando não dá pra evitar. Contudo, atualmente a mídia formal, que entende-se ser uma instituição organizada e mediada por regras, não é o único meio de divulgação de informação. As redes sociais, por exemplo, muitas vezes são responsáveis por disseminar de maneira irresponsável casos de suicídio.

É frequente fotos e vídeos serem expostos às pessoas sem o mínimo de cuidado e respeito aos cidadãos que não desejam e, as vezes, não tem estrutura para lidar com tal notícia ou imagem. Sem falar o desrespeito com a pessoa que cometeu tal ato.

Assim, nesse post gostaria de fazer um apelo a cada cidadão, que seja ou não ligado a mídia, para observar os cuidados ao divulgarem notícias de suicídios, pois podemos estar contribuindo para um "efeito de imitação" que poderá trazer novas tentativas ou casos.

Abaixo estarei divulgando o link de uma pesquisa realizada em Portugal, como exemplo de uma forma de tratar dessas notícias com limites e responsabilidades.

https://www.publico.pt/sociedade/noticia/jornais-portugueses-fazem-cobertura-responsavel-dos-suicidios-1727789?frm=ult

Fonte: http://www.mundosustentavel.com.br/wp-content/uploads/2011/04/lixo2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário