sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

DICA DE FILME: MOGLI, O MENINO LOBO

5 ensinamentos de “Mogli, o Menino Lobo” para as crianças


A nova versão de “Mogli: O Menino Lobo” realizada pela Walt Disney encantou crianças e adultos. Uma história bastante conhecida, que acompanhou gerações muito distintas e que nunca parece falhar, mesmo que alterem a forma das suas canções e seus personagens. Mas na verdade, por que gostamos tanto desta história? Por que ela emociona e inspira pessoas de qualquer idade?

A resposta está na grandiosidade de sua mensagem: uma história de respeito pelo nosso meio ambiente e pelos seres que vivem nele, recheada de aventuras e com uma mensagem profunda sobre a amizade e o espírito de luta, que tanto agrada as crianças.

Uma história de fantasia que não deixa de ter um certo paralelismo com a realidade. Podemos recordar casos que lembram o Mogli, como a história do menino selvagem de Aveyron ou a apaixonante história de Marcos Rodríguez Pantoja, o menino que cresceu rodeado de lobos na Serra Morena, em Córdoba. Essas histórias foram transportadas para o cinema.

Voltando ao filme “Mogli: O Menino Lobo”, se qualquer um de nós nos dispusermos a vê-lo, existe algo que nos irá fazer apreciá-lo muito mais: ver o filme acompanhados de crianças, desfrutando como as peripécias das personagens se tornaram clássicas e, com elas, seus ensinamentos. Vejamos algumas delas:

1. Somos parte do nosso planeta

O filme explica como o ser humano é uma espécie entre muitas que ocupam a Terra e, como tal, deve respeitar o seu meio ambiente e o resto das espécies que a habitam. Cada espécie cumpre a sua função no ciclo da vida, cada espécie é hábil para algumas coisas e incapacitada para outras.

Quando somos crianças nós entendemos isso, mas conforme vamos crescendo, nos damos conta de que quase não respeitamos o meio ambiente ou os animais, mas sim os exploramos e maltratamos com frequência. É uma forma de agir onde se escondem ambições e lutas de poder em que o meio ambiente sai sacrificado.

Os humanos podem tirar partido do seu lado racional, uma diferença chave em relação às outras espécies. Infelizmente, esta capacidade lógica enaltece os motivos pessoais acima dos benefícios para a nossa espécie e para as que nos rodeiam. Nos esquecemos de que não somos donos da natureza que nos rodeia, que somos apenas seus hóspedes.

2. A família é muito mais do que ser do mesmo sangue

O pequeno Mogli chegou à selva protegido pela pantera Baguera e foi adotado pela loba Raksha, que o criou como membro da alcateia. Os animais da Selva sabem que ele é humano e que em teoria não é responsabilidade deles, no entanto decidiram tomar conta dele mesmo assim.

3. A natureza está aí fora, desfrute-a e seja feliz

Se há algo que devemos apreciar é a beleza e os recursos que a natureza nos presenteia. Um luxo de vida, saúde e alegria que nos dá calma e tranquilidade, que oferece uma ajuda para estruturar as nossas ideias e capta os momentos mais importantes da nossa vida.

Quando somos crianças a desfrutamos em sua plenitude, sem olhar para o relógio e entusiasmados porque chegaram os dias do ano que têm mais luz para aproveitar ainda mais.

A mensagem do filme em relação à natureza é a mesma que recebemos continuamente por parte dela: “Temos que procurá-la, temos que segui-la e deixar os problemas de lado”. Desfrutar a sua luz e a sua calma, pois essa vida só se vive uma vez, e se você fizer isso rodeado da natureza, terá uma vida mais feliz e plena.

4. O rancor destrói vidas

A personagem de Shere Khan é a de um tigre que teve uma má experiência com os humanos, precisamente com o pai de Mogli, e para ele todos os humanos são seus inimigos. Ele avisa os animais da selva que devem odiar Mogli, pois o “filhote humano” vai crescer e deixar de ser uma criança, e quando isso acontecer será tão cruel como o resto dos humanos.

Shere Khan é incapaz de compreender que alguns humanos o machucaram em determinada altura, mas que isso não significa que todos os outros vão agir da mesma forma. No entanto, o rancor é tanto que o tigre estabelece como seu principal objetivo matar o filhote humano, custe o que custar. As crianças têm que entender que o rancor é um fardo muito pesado.

5. Seja fiel e honesto na sua amizade até o final

Não há nada melhor nessa vida do que ter amigos, e se tivermos a sua companhia em um ambiente tão autêntico como a selva ou a natureza, esses vínculos serão muito mais fortes. Quando éramos pequenos, era assim que nos sentíamos. Mogli irá encontrar várias espécies durante o filme, mas seus fiéis amigos serão o urso Balu e a pantera Baguera. 

Todos olham uns pelos outros para poderem se alimentar e estão unidos para evitar que Shere Khan acabe com a vida de Mogli. Todos juntos desafiam as suas próprias capacidades, colocam sua vida em perigo vezes sem conta e o mais importante: jamais traem um ao outro.

Mogli sabe que os seus conhecimentos como humano podem ser usados tanto para melhorar como para destruir o ecossistema inteiro, e não está disposto a destruir o meio onde ele e seus amigos vivem.

Fazer o bem ou o mal é apenas uma decisão.

Fonte: A mente é maravilhosa

Um comentário:

  1. Juro que vale muito a pena ver, por que apesar de que é uma historia feita completamente para crianças, sente que esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história. e animação. A história é muito divertida e original, pelo mesmo, tanto crianças como adultos podem desfrutar dele. O que mais me surpreendeu foi a dublagem de Idris Elba como Shere Khan por que é um bom ator, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. Seguramente o êxito de novo filme de Idris Elba, deve-se a auas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. No resultado uma surpresa ao ver que o filme funcionou de forma maravilhosa. É uma produção espetacular, desfrutei muito.

    ResponderExcluir