quarta-feira, 30 de novembro de 2011

APONTADA VIOLAÇÃO EM TRATAMENTOS

“Relatório do Conselho Federal de Psicologia que será divulgado nesta segunda-feira aponta violações a direitos humanos em comunidades terapêuticas espalhadas pelos estados brasileiros, destinadas à recuperação de dependentes de álcool e outras drogas.
Foram visitadas 68 comunidades aleatórias e constatou-se a existência de pessoas submetidas a trabalhos análogos à escravidão e castigos humilhantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima a presença de 3 mil comunidades no país, abrigando cerca de 60 mil dependentes. Esses locais constam do plano de enfrentamento ao crack, que deve ser lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro.
Versão preliminar revela que o governo prevê investir mais de R$ 300 milhões, em quatro anos, em projetos culturais, de habilidades sociais e esportivas nessas entidades. De acordo com Pedro Paulo Bicalho, coordenador da comissão nacional de direitos humanos, uma das violações é a inexistência de projetos terapêuticos.”




Cabe uma reflexão dos interesses que estão por trás de quem cria uma instituição como essa e que não tem o mínimo de humanidade, pois essas pessoas são vítimas de um flagelo que assola a nossa sociedade e quando procuram instituições de recuperação têm o objetivo de tentar se recompor e se reinserir na comunidade. Não podem ser punidas por isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário