A Síndrome de Tourette consiste um distúrbio neurológico caracterizado pela presença de tiques motores e vocais, não necessariamente ao mesmo tempo. Normalmente os primeiros sintomas surgem na infância, por volta dos sete anos de idade, porém existe variação de pessoa para pessoa, podendo aparecer mais cedo ou mais tarde e, em geral, os tiques motores (como piscadelas dos olhos por exemplo) surgem antes dos tiques vocais (que podem ser tosses, exclamações, gritos, entre outros).
As causas da Síndrome de Tourette ainda não são conhecidas, embora exista influência de fatores genéticos e neurobiológicos. Mas o tema tem sido bastante estudado na comunidade científica.
O tratamento dos sintomas da Síndrome se dá de forma simultânea entre uma abordagem psicossocial e uma farmacológica. Na primeira abordagem, considera-se o histórico, o ambiente familiar, social, escolar, entre outros a fim de que a intervenção seja no sentido de orientar àqueles que convivem com o paciente, auxiliando a lidar com o problema e a diminuir os estigmas. Além disso, deve ser realizada uma avaliação acerca da intensidade dos sintomas, já que o tratamento farmacológico (quando necessário) terá o papel de diminuí-los, proporcionando certo alívio e melhora da qualidade de vida. Até o momento não há tratamento curativo para a Síndrome de Tourette.
Referências: ASTOC – Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obsessivo Compulsivo
O vídeo abaixo é o trailer de um premiado documentário da HBO acerca da Síndrome de Tourette em Crianças. Um dos principais objetivos é justamente o de disseminar informação e eliminar estigmas, já que o preconceito ainda é a pior consequência desta Síndrome, especialmente na infância.
Assista e compartilhe essas informações:
OBS.: Todo o conteúdo desta matéria e de outras publicações deste blog tem função informativa e não terapêutica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário