quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Quando devemos procurar um profissional de saúde mental?


                                                              Imagem meramente ilustrativa
No momento que sofremos qualquer desconforto físico de imediato procuramos um médico ou até corremos o risco de piorar a situação nos automedicando. Contudo quando enfrentamos problemas relacionados aos conflitos emocionais ou psicológicos, raramente procuramos um psicólogo ou psiquiatra.
Ainda é muito pequena a parcela da população que procura espontaneamente ajuda do profissional de saúde mental. A maioria das pessoas espera o momento passar ou que somos obrigados a saber lidar com essas situações.
Porém a situação não é simples assim. Os transtornos de ordem psicológicas são sérios, causados por desequilíbrio de neurotransmissores responsáveis pelo sono, humor e o estresse (dopamina, serotonina, etc.).
Por esses motivos é necessário compreender alguns sinais que podem nos indicar o momento de procurar um profissional de saúde mental para nos ajudar. Abaixo cito seis desses sinais:
1.    Oscilação de humor: Mudar o humor de vez em quando, as vezes devido a circunstâncias é normal. Porém ter dificuldade de sair desse estado é algo a ser observado. É importante ficar atento ao tempo que dura uma tristeza ou outros sentimentos. Da mesma forma que se você se irrita com facilidade e tem níveis de tolerância baixos.
2.    Presença de uma dor inexplicável: Muitas vezes o nosso corpo sinaliza algo de errado na nossa saúde mental. São os famosos processos psicossomáticos. Esses sintomas podem ser também, além da dor, febres sem motivos ou problemas gastrointestinais.
3.    Por um período prolongado seu mundo parece desmoronar: Dificuldades com os relacionamentos com familiares, amigos ou colegas de trabalho que parecem não ter solução, pode ter chegado a hora de fazer uma avaliação quanto a sua saúde mental.
4.    Problemas para dormir e com o apetite: Não conseguir dormir de vez em quando, ou ter insônia depois de um dia agitado, é normal. Contudo se esse problema persiste ou ainda, aliado a esse fato, não consegue se alimentar direito por não ter vontade esses sinais podem estar ligados a distúrbios emocionais que devem ser tratados.
5.    Esquecimento frequente: “A maioria dos problemas psiquiátricos e psicológicos também provocam dificuldades nos processos cognitivos e mentais, incluindo falta de atenção e concentração, esquecimento e dificuldade na tomada de decisões”, diz Parikh.
6.    Você está sempre querendo se prejudicar ou se ferir: Esse sim é um sinal que não deve ser desprezado. Sentir o desejo de se ferir ou se prejudicar é, com toda certeza, um sinal bastante grave e você deve buscar ajuda imediata. Isso inclui o uso de substâncias de forma abusivas.
Espero que essas dicas ajudem você a estar mais atento às suas necessidades da saúde mental.
Fonte: http://www.brasilpost.com.br/2015/11/03/6-sinais-saude-mental_n_8461972.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário