A Neuropsicologia é uma área ainda não tão
divulgada da psicologia, contudo muito necessária para ajudar as crianças no
seu desenvolvimento. Hoje trago um post que nos traz algum esclarecimento sobre
essa ciência e sua forma de avaliar.
A Neuropsicologia estuda as relações entre o
cérebro/comportamento, dedicando-se a investigar diversas áreas cognitivas do indivíduo.
Tem como objetivo a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas
complexas de atividades mentais
E a avaliação neuropsicológica o que é e como é
feita?
A avaliação neuropsicológica objetiva investigar
quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas.
Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para
avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho
de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração,
memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto,
habilidades motoras e executivas.
A avaliação neuropsicológica tem busca poder
coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão da extensão das perdas e
explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso
central de cada paciente. A partir desta avaliação é possível estabelecer tipos
de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e/ou
grupos de pacientes com disfunções adquiridas, genéticas, primariamente
neurológicas ou secundariamente a outros distúrbios.
Sua atuação, portanto, é voltada para a avaliação e
reabilitação de pessoas que apresentem alguma alteração cognitiva e/ou
comportamental, associada às diversas patologias que afetam o sistema nervoso
central. Aplica-se em crianças, adultos e idosos.
As principais funções cognitivas são: inteligência,
atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, velocidade de
processamento, flexibilidade mental, habilidades visuo-construtiva, habilidades
visuo-espacial, funções motoras e executivas.
Em crianças, identifica-se, com certa frequência,
alterações comportamentais e dificuldades na aprendizagem escolar, devido a
vários fatores, como problemas de atenção, concentração, compreensão, memória,
incapacidade para ler, para fazer cálculos etc.
Também são comuns, em todas as idades, traumas,
epilepsia, depressão, demência, doença de Parkinson, esquizofrenia, alteração
de conduta, transtorno do desenvolvimento, déficit cognitivo pós lesões cerebrais
decorrentes de traumatismos, déficit cognitivo pós Acidente Vascular Cerebral
(AVC), déficit cognitivo pós tumores, déficit cognitivo pós
meningo-encefalites, déficit associado ao alcoolismo e/ou às drogas, entre
outras doenças neurodegenerativas. Nesses casos, é indicada a Avaliação
Neuropsicológica.
A importância da Avaliação Neuropsicológica reside
no fato de se procurar identificar precocemente a presença de algum distúrbio,
bem como o grau de sua evolução. Uma vez identificado algum prejuízo funcional,
pode-se contribuir para a inclusão social da pessoa, por exemplo,
desenvolvendo-se novas estratégias para lidar com as limitações apresentadas,
minimizando-as.
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