segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Melhorando a atenção do seu aluno: dicas práticas

Atenção do Aluno na Escola
Fazer com que os alunos prestem atenção durante a aula é, sem dúvida, um dos maiores desafios dos professores. Isso por que nem sempre é uma tarefa fácil manter o interesse de uma turma inteira de estudantes.
Essa tarefa pode ficar ainda mais complicada quando se aproximam as férias ou mesmo quando o horário do intervalo está chegando. O que você talvez não saiba é que existem dicas práticas que podem ajudar você a melhorar a atenção do seu aluno.

Veja agora algumas dicas práticas para melhorar a atenção do seu aluno:

  • Repetição
    Pode parecer uma grande bobagem mas fazer os alunos repetirem as informações que você está fornecendo pode ajudar, e muito, a mantê-los interessados e participando da aula. Isso por que quando você coloca um aluno em destaque, cobrando dele o conteúdo, faz com que ele fique atento para saber do que se trata aula para poder responder futuramente.
  • Demonstre
    Demonstrar que a falta de interesse e atenção deles incomoda você como professor é uma ótima estratégia. Mas nada de fazer isso com gritos ou descontrole. Apenas aponte para o aluno que está disperso e mostre como ele atrapalha o desempenho da aula e dos colegas.
  • Ande e se movimente
    Transitar entre as classes também ajuda a melhorar o atenção do seu aluno pois você se aproxima dele deixando tudo muito mais pessoal e menos formal.
    Não seja uma estátua. Não fique comente sentado ou parado na frente da sala. Interagir também é uma forma de conquistar a atenção.
  • Debata
    O debate é sempre uma ótima estratégia para melhorar a atenção do seu aluno. Isso por que os jovens gostam de mostrar sua opinião e se sentem importantes podendo fazer isso.
    Além disso aprender a debater é uma prática fundamental para a vida e torna as pessoas menos combativas.
  • Conquiste e interesse
    Apresentar conteúdos novos, interessantes e que fujam do bê a bá convencional é uma excelente opção para melhorar a atenção do seu aluno.
    Tente levar apresentações interessantes, áudios, vídeos e promova atividade interessantes.
  • Descubra
    Não pense que você como professor deve ficar sempre no mesmo lugar de conforto. Para melhorar a atenção do seu aluno é fundamental que você também se interesse por ele.
    Então descubra do que seus alunos gostam, quais são os seus interesses e como isso pode ser utilizado para tornar a aula mais atrativa.
  • Desafie e problematize
    Oferecer problemas e desafiar os alunos através de competições motiva os alunos a prestarem mais atenção ao conteúdo para serem capazes de resolver as situações propostas sozinhos.
    Fique atento e não dê respostas, apenas guie-os a descobri-las.
  • Personalize
    Cada aluno é um indivíduo diferente do outro e é assim que ele deve ser tratado. Assim sendo, identifique quais são os problemas mais frequentes e converse com cada aluno em particular, de forma amigável e sincera.
  • Atente-se às distrações
    Obviamente que nenhum professor gosta de ser repetitivo ou chato limitando, por exemplo, os uso celulares pelos alunos mas isso é fundamental em determinadas vezes.
    Por isso limite o acesso à certos tipos de distrações e algumas vezes tente incluí-las na rotina.
  • Saiba parar
    Entenda que pequenos momentos de pausa durante a aula não são um prejuízo e sim uma estratégia importante para melhorar a atenção do seu aluno para que a aula não fique cansativa.
  • Interaja
    Pedir a opinião dos alunos sobre as aulas ou determinados assuntos e também promover jogos em sala de aula pode ajudar muito a fazer com que se mantenham atentos.
    Além de pedir a opinião deles sobre as aulas é importante que você aceite o que disseram e demostre que tem interesse em mudar e melhorar.
Aproveite essas dicas para melhorar a atenção do seu aluno e tenha uma sala de aula mais produtiva.
Fonte: Neuro Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário