quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O poder do hábito

Um dos melhores livros: “O Poder do hábito”, de Charles Duhigg, vem nos mostrar na prática como funciona aquilo que já nomeamos, mesmo sem o devido conhecimento, como “automático”.
Temos em nosso cérebro uma pequena área chamada de gânglios basais. Estes gânglios foram estudados por especialistas, que vieram a comprovar como o nosso cérebro é capaz de armazenar aquilo que fazemos repetidas vezes, a tal ponto de não mais pensarmos no que estamos fazendo. A partir de um determinado tempo, o cérebro é capaz de reproduzir o hábito, sem que haja qualquer necessidade de esforço de pensamento. Se lavo a louça todos os dias depois do café-da-manhã e em seguida escovo os dentes, serei capaz de fazer estas duas coisas e nem me lembrar do que fiz, pois poderei fazê-los sem pensar nos atos em si.
O livro é dividido em três grandes capítulos, mostrando como os hábitos atuam em nossas vidas em três níveis: individual, organizacional e social. Um pequeno hábito pode transformar a vida de uma pessoa, de uma empresa ou de toda uma sociedade.
O autor nos trás vários exemplos práticos e prazerosos de se ler, pois nos identificamos com eles fácil e rapidamente.
A nível individual, tenho que dizer, que adorei a história de Eugene, um senhor americano, que perdeu a memória e que não sabia nem onde morava, mas era capaz de sair de casa, dar uma volta e retornar tempo depois, sem ter tido a mínima ideia de como havia feito o passeio e voltado para casa. Eugene também tinha reações negativas quando sua filha saía sem se despedir, chutando a mesa e esbravejando sozinho na sala durante alguns minutos, mas ele não sabia por que fazia aquilo. Eugene perdeu a memória, mas seus gânglios basais, responsáveis pelos hábitos que acumulara durante toda a sua vida, continuavam agindo por ele. Um homem sem memória, não parecia incapaz de fazer muito do que havia feito a vida toda. Os cientistas só não conseguiam explicar aquilo. E Eugene foi capaz de mudar a história da ciência, quando perdeu a sua memória.
Em termos organizacionais, o livro traz, dentre alguns exemplos, a trajetória de um alto executivo de uma multinacional. Inicialmente, quase ninguém levou a sério o profissional em questão, quando o mesmo expôs suas ideias sobre como gerir a empresa, focando em apenas um assunto: segurança. Os investidores, conselheiros e até mesmo funcionários não estavam acostumados com uma ideia aparentemente simples e que não focava diretamente em retorno financeiro. Mas a longo prazo, a estratégia daquele diretor foi capaz de manter o foco de todos em pequenos hábitos, que visavam a segurança, e que começaram a refletir em outros hábitos e retornos positivos para a empresa e funcionários como um todo. Um foco, alguns hábitos e uma incrível história de sucesso e transformação.
Do ponto de vista social, temos o privilégio de ler, a partir de uma perspectiva científica, os hábitos que permitiram que a luta de Martin Luther King fosse capaz de mudar a história do negros nos Estados Unidos e posteriormente em todo o mundo. E também, como somos, nós mesmos, manipulados pelo estudo de nossos hábitos por empresas como supermercados, lojas e até a indústria de rádio e música. Temos o hábito de gostar de músicas parecidas e ao dirigir, desejamos cantarolar a música que toca no rádio ao menos em nossa cabeça, queremos que seja algo conhecido e que nos distraia. Não se engane! Esta informação é devidamente utilizada para nos forçar a gostar das músicas lançadas no mercado.
Os hábitos fazem parte da nossa vida, como de toda empresa e sociedade. Estudado e entendido pode vir a ser uma ferramenta de total transformação em nossas vidas ou de manipulação em outras. Entendendo o que fazemos sem pensar, nos tornamos capazes de melhorar a própria vida, o nosso trabalho e o meio em que vivemos.
E até no caso de um dia perdermos a memória, continuaremos a fazer o que é bom, se já fizemos isto antes.
De linguagem simples, “O poder do hábito” cativa o leitor do início ao fim.
E para um bom entendedor, não meia transformação; mas várias!
Fonte: Contioutra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário