Imagem meramente ilustrativa
As brigas entre irmãos são situações naturais, pois eles estão sempre disputando seu espaço, por isso se tornam tão frequentes. Isso ocorre também por eles terem diferentes personalidades e opiniões. Mas como os pais podem lidar com essa situação, sem se tornar injusto ou aumentar os transtornos. Trago aqui alguns pontos para refletir e ajudar aos adultos a transpor essa "batalha" sem muitos prejuízos:
- CALMA! Primeiro é necessário manter a calma. A sua calma deverá ajudar seus filhos a aprenderem a lidar com os sentimento envolvidos no momento, como raiva e frustração. Então não aumente a voz e tente não perder o controle;
- EVITE TOMAR PARTIDO: Não defenda um ou outro. Até que se acalmem você deve tratar os seus filhos da mesma forma, não dá razão a um ou a outro. Nesse momento não adianta saber quem começou;
- EDUCAÇÃO: Procure demonstrar educação, uma postura de civilidade. Tente nessa hora explicar as regras de como devem tratar-se, coisas como respeito, carinho, etc. E se for necessário, espere que eles se acalmem;
- REGRAS: As regras de convivência devem estar bem estabelecidas anteriormente e no momento da intervenção a desobediência à essas regras não deve ser admitida.
- NEGOCIAÇÃO: Ensine os seus filhos a negociarem e resolverem seus próprios conflitos, principalmente se gostam de brincarem juntos. Seu dever é ensiná-los. Como crianças, muitas vezes não sabem resolver, por isso precisamos, como adultos, dar esse apoio conversando;
- TEMPO: Se eles estiverem muito chateados, precisam de um tempo separados até que esse sentimento se dissipe. Ouçam os envolvidos juntos, se possível. Não só um lado e depois outro.
- ACALENTO: Se um dos dois está machucado, você precisa acalentá-lo. Nunca deve apontar o outro como culpado do machucado, não é o momento, só depois que deve conversar e fazê-lo refletir sobre a atitude.
- DIÁLOGO: Conversar com calma é sempre importante. Também nesse momento estarão refletindo e aprendendo sobre a empatia.
Por mais ocupados que estejamos, devemos dar atenção a essas situações, pois eles precisam ser educados e preparados para outras situações. Com insistência, carinho e diálogo conseguimos trazer o clima de paz para casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário