segunda-feira, 14 de março de 2016

Como a Neurolinguística pode ajudar a superar o medo de avião


Nós não nascemos com medos. Percebemos isso quando observamos uma criança bem pequena explorando o mundo ao seu redor. Ela arrisca-se colocando o dedo em tomadas, debruçando-se em janelas altas, etc. sem se dar conta dos perigos que estão lhe cercando.
Sabemos que o medo natural é que nos preserva de corrermos riscos desnecessários e por isso ele não deve ser eliminado, pois não ter medo de nada pode ameaçar nossa integridade. Contudo o medo excessivo pode limitar nossa vida e nos impedir de realizar coisas que nos traria grande prazer.
Os medos podem ser tratados  de diversas formas e não significa sinal de fraqueza pedir ajuda para superar os medos ou qualquer situação emocional que nos limita de realizar nossas ações. O medo de avião, por exemplo, ou o medo de "voar" ficou mais comum diante dos acidentes no Brasil e no mundo. Em algumas pessoas, esse medo provoca um prejuízo na vida social, pessoal, profissional, etc.
Existe uma forma de tratar esse medo, de forma eficaz que é através da Programação Neurolinguística, a PNL. Não se deve imaginar erroneamente que a PNL seja uma "lavagem cerebral", como algumas pessoas temem. a PNL é o resultado do estudo científico do funcionamento da mente, da estrutura do comportamento humano. A partir desses estudos nasceram técnicas e procedimentos de trabalho que são utilizados e ajudam muitas pessoas a livrarem-se dos medos excessivos. Assim, com a PNL você vai escolher como agir, mesmo diante de situações que podem te paralisar.
O medo surge, segundo a PNL, a partir de uma representação interna, uma espécie de história criada a partir de um fato. A pessoa não reage ao fato por si ó, mas ao que este fato representa. Assim, não se tem medo do avião em si, mas do que ele pode representar na mente da pessoa.Essas representações internas também podem ser geradas a partir de experiências pessoais vivenciadas como turbulências, mau tempo ou até mesmo ter se submetido a um pouso de emergência.
A maioria das fobias se instalam em situações específicas que pareciam internamento realmente perigosas. É o que chamamos aprendizagem rápida. Contudo, assim como seu cérebro cria uma fobia rapidamente, ele também pode desfazê-la com a mesma rapidez. Existe um pressuposto na PNL que afirma que todo comportamento tem uma intenção positiva e isso é levado em conta para a mudança. Sendo assim, a PNL, através de suas técnicas, atualiza as informações da mente para que possa preservar de forma mais eficiente as suas emoções. Uma dessas estratégias  chama-se "Cura rápida de Fobia". O processo de mudança se dá de forma rápida, pois se trabalha com as imagens do comportamento fóbico de forma dissociada.
Outra forma de mudar é reeditar aquela historinha criada para a situação. Lembre-se que você pode criá-la com todas as sensações desagradáveis, então também deve acreditar que é capaz de produzir uma outra história incluindo elementos que desenvolvam emoções mais agradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário