terça-feira, 1 de março de 2016

O Cérebro inventivo





Estudos mostram que podemos aumentar a performance criadora da mente humana se usarmos alguns artifícios que geram condições para o processamento mental expansivo


A criatividade não é algo restrito a algumas atividades humanas, algo que somente os artistas necessitam. Todos nós precisamos dela em algum momento, seja em casa, nas relações humanas ou no trabalho. Nos EUA , por exemplo, cerca de um terço da população economicamente ativa pertence à classe criativa. A inventividade está presente no cotidiano da atividade profissional de designers, escritores e artistas, mas também no trabalho de advogados, profissionais de saúde, pessoas de negócios e todos aqueles que usam um corpo existente de conhecimento para alcançar soluções criativas.

A criatividade é um verdadeiro patrimônio, e embora seja um traço altamente desejável, exibe um lado negro, pouco conhecido. Pesquisas associam o traço de criatividade à maior probabilidade dos indivíduos serem mentirosos, arrogantes, descrentes, desonestos e excêntricos. No entanto, trata-se de uma pequena inclinação estatística, uma pesquisa de correlação que deve ser entendida em seu significado, mostrando que existem traços associados, não tão desejáveis. Talvez esses traços se nutram de inventividade e, nesse sentido, a criatividade pode ajudar a expressá-los.

Apesar dessa associação com elementos negativos, a criatividade é tremendamente importante na vida e é possível aumentá-la. As pesquisas em neurociências têm identificado formas de estimular nosso potencial criativo. Vejamos quais as dicas para turbinar a inventividade.

O cérebro se torna mais criativo usando contrafactuais. Um contrafactual é algo que poderia ter acontecido, mas que não aconteceu. O uso de contrafactuais pode dobrar a criatividade! Se for um problema analítico, usar um contrafactual que retire algo da situação, ou seja, imaginar uma situação que simplifique ou reduza o número de variáveis. No caso de um problema expansivo, pensar sobre o que poderia ser adicionada a situação.

Uma estratégia frequentemente utilizada para a resolução de problemas atuais é focar em uma situação problemática parecida mais antiga, e aplicar a mesma solução adotada na época, ou algo similar. No entanto, é um fato bem comum as pessoas não lembrarem de suas soluções anteriores. É por isto que considerando dois problemas, mais do que somente um, aumenta a chance de lembrar de uma solução antiga que resolva o problema atual.

Outro turbinador do pensamento criativo pode ser o ato de escrever usando verbos mais genéricos. A performance aumenta mais de 100%. Melhora a criatividade quando descrevemos os problemas em termos mais genéricos.

A maneira de formular o problema faz diferença, pois recodificar um problema usando sinônimos e taxionomia (uma forma de classificação) de categorias pode ajudar. Analisando o problema e avaliar diferentes meios de representá-lo é uma estratégia importante, que envolve acessar a estrutura subjacente ao problema, para conseguir finalmente achar uma solução.

É possível turbinar a capacidade criativa usando o conhecimento científico das neurociências

Tendemos a pensar que enquanto as pessoas estão argumentando, se tornam pouco criativas e com as mentes mais fechadas. No entanto, pesquisas mostraram que as pessoas engajadas em um conflito geram mais jeitos originais de argumentar. Estar em conflito social parece dar as pessoas um intenso foco motivado.

Uma investigação revelou que os participantes de um experimento, quando eram preparados previamente com pensamentos de amor, se tornaram mais criativos. Já quando eram estimulados com pensamentos envolvendo desejo carnal, logo se tornaram menos criativos e mais analíticos. De fato, o amor tem sido identificado como mecanismo criativo, os psicólogos sugeriram um mecanismo cognitivo particular, o amor sinaliza perspectiva e influencia pensamentos de longo prazo, então nossa mente se amplia e raciocinamos de forma mais abstrata e analogicamente. O sexo já leva ao presente e a um estilo de pensamento concreto, analítico. Para aumentar a criatividade, a analogia e a abstração são preferidos ao pensamento concreto.

Sempre escutamos sobre os benefícios de incubar as idéias para aumentar a criatividade, o que seria deixar de lado a ruminação consciente durante algum tempo, de forma a delegar ao processamento mental inconsciente a procura de soluções. No entanto, a pesquisa revelou benefícios moderados para os períodos de incubação. O problema com a criatividade inconsciente é que ela tende a permanecer inconsciente. O benefício de esperar ou incubar pode estar relacionado a permitir tempo para esquecer as ideias iniciais ruins, e se mover para idéias melhores. A incubação somente funciona bem se o inconsciente tem informação para incubar, se já temos experiência acumulada para processar na procura de soluções.

Finalmente, uma ultima técnica é quebrar a rotina e fazer coisas diferentes e novas, como viajar para outro país e aprender outra língua. Pesquisadores descobriram que pessoas que tem vivido fora de seu país, por exemplo, tem melhor desempenho em uma faixa de tarefas criativas. Mesmo no cotidiano, tomar um caminho diferente para o trabalho pode ser inspirador e semear nosso cérebro com o lampejo da inventividade. Quebrar a rotina pode ajudar a mudar um ponto de vista e nossos velhos paradigmas sobre o mundo, contribuindo para adotar novas ideias e soluções criativas.

Fonte: www.psiquecienciaevida.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário