sábado, 16 de julho de 2016

O PODER DA ATITUDE



A atitude é uma das principais forças na determinação do sucesso ou fracasso de um indivíduo. Por isso, as pessoas reagem de forma diferente diante de determinadas situações. Se para alguns uma dificuldade é vista como um grande obstáculo, para outros, essa mesma dificuldade pode ser interpretada como uma oportunidade.

Atitude pode ser definida como uma organização interior duradoura, baseada em crenças e aprendizados, que possui um potencial afetivo capaz de predispor o indivíduo à ação de forma positiva ou negativa. As atitudes são construídas internamente, durante a elaboração da história de vida da pessoa. Isso acaba repercutindo em sua autoimagem, em seu nível de aceitação e rejeição, em seus medos e autoestima.

A perspectiva negativa, resultante dessas atitudes, além de sabotar projetos importantes na vida da pessoa, acabam interferindo nos relacionamentos, afastando as pessoas do seu convívio social. Dessa maneira, as atitudes negativas levam as pessoas para onde elas não desejam, para um local de afastamento, angústia e sofrimento.

Muitas pessoas, sem se darem conta, carregam problemas de atitudes como reflexos de sua história de vida, que acabaram por moldá-las de forma negativa. Assim, devido aos resultados dos seus comportamentos inadequados, continuam repercutindo seus erros, se lamentando, buscando um culpado ou se culpando pelos seus fracassos.

A boa notícia é que a atitude pode ser modificada a partir da identificação dos aprendizados equivocados e pela assimilação de uma nova perspectiva que possibilitará uma nova configuração do modo como se interpretará e se responderá as questões e desafios do mundo ao seu redor.

Caso sua vida esteja necessitando dessa nova configuração, não hesite em buscar ajuda com um profissional psicólogo, pois este poderá lhe orientar nesse “upgrade emocional", que certamente resultará em um novo desempenho, para uma vida, que talvez, se encontre obsoleta e precisando de uma urgente atualização.

Fonte: Psicologias do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário