Princípios básicos da Campanha Janeiro Branco
1 – As ações
em nome da Campanha e no contexto da Campanha serão todas de forma gratuita,
totalmente sem fins lucrativos.
2 – Não
serão cobrados, nem será feita publicidade, de valores simbólicos, “valores
sociais”, nenhum tipo de cobrança para os participantes das ações em nome da
Campanha.
3 – Para
confecção de materiais de divulgação, as pessoas envolvidas poderão conseguir
ajuda de gráficas e pessoas interessadas a doar os materiais para a
Campanha.
4 – O que
tem sido feito todo ano é uma “vaquinha” solidária e voluntária entre os
profissionais para a compra dos materiais de divulgação (ou busca de ‘apoios’ e
‘patrocínios’ como ocorre em Congressos): balões brancos com tema da campanha,
laços brancos com alfinetes, banners, panfletos etc. e cada profissional
comprou sua camiseta da campanha.
5 – Custo de
deslocamento, alojamento e alimentação para as palestras e demais ações é de
responsabilidade dos palestrantes ou das instituições que os convidam, por
isso, antes de se disponibilizar para dar palestras em nome do Janeiro Branco e
no contexto da Campanha, observar se o deslocamento e todos os custos serão
possíveis dentro da gratuidade da colaboração prestada à Campanha.
6 – O Janeiro Branco é
uma Campanha dedicada a promover a psicoeducação das
pessoas e das instituições, promovendo a Saúde Mental e combatendo o
adoecimento emocional dos indivíduos e instituições por meio de debates,
reflexões, mini palestras, palestras relâmpago, rodas de conversa, oficinas,
caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de
poesias, distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias
outras formas de ações e intervenções urbanas que tenham como tema central a
Saúde Mental, a Saúde Emocional, a valorização da subjetividade humana, a
criação de uma cultura da Saúde Mental entre os seres humanos (a nível
individual, institucional, social e coletivo), a valorização de políticas
públicas em nome da Saúde Mental, a valorização da Saúde Mental no SUS e nas
redes públicas e privadas de saúde no Brasil e no mundo.
7 – A
Campanha Janeiro Branco é uma Campanha gratuita,
democrática, horizontal, espontânea, desburocratizada, descentralizada, social,
solidária, voluntária, inclusiva, laica, humanista, apartidária,
multidisciplinar, transdisciplinar, colaborativa e caracterizada pela
pluralidade e diversidade de temas, direta ou indiretamente, ligados aos
universos da Saúde Mental e Emocional dos seres humanos e suas instituições.
8 – O Janeiro Branco respeita, aplaude e
reverencia todas as lutas e conquistas dos movimentos passados e atuais
relativos ao universo da Saúde Mental – seu papel é ampliar e aprofundar as
estratégias de comunicação com a humanidade a respeito desses temas, conforme o Outubro Rosa o fez com a temática da “prevenção
ao câncer de mama”, por exemplo.
9 – A
Campanha Janeiro Branco nasceu em Minas Gerais e a
metáfora do TREM a identifica:
psicólogos(as) são a locomotiva da Campanha que, em sua integralidade e por seu
caráter multidisciplinar e transdisciplinar, também possui inúmeros vagões a
constituí-la com a necessária e oportuna participação de outros cidadãos e
profissionais capazes de enriquecer as suas potencialidades e possibilidades em
relação ao universo da Saúde Mental e Emocional dos indivíduos e instituições.
10 – A Campanha Janeiro Branco
está sempre em construção. Toda colaboração ao seu crescimento,
desenvolvimento, amadurecimento e enriquecimento é extremamente bem-vinda.
Manifeste-se e engate novos vagões temáticos ao TREM DA SAÚDE MENTAL que partiu
de Minas Gerais com destino ao mundo.
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