quinta-feira, 12 de outubro de 2017

8 dicas para desenvolver inteligência emocional

Resultado de imagem para inteligencia emocional
Talvez algumas vezes você se sinta confuso com seus sentimentos e pode ser que não consiga decifrar o que as outras pessoas sentem. Lidar com as emoções pode ser complicado, porém, fica mais fácil quando desenvolvemos inteligência emocional para isso.
Lidar com pessoas e suas emoções, assim como compreender os próprios sentimentos, é possível através do desenvolvimento de habilidades. Diferentemente do Q.I., a inteligência emocional não se trata de conhecimentos de cunho intelectual e científico, mas de saber como reconhecer e lidar com sentimentos e emoções, visando o desenvolvimento pessoal e profissional.
Essa habilidade, quando bem trabalhada, favorece o bom relacionamento com as demais pessoas, permitindo entendimento nas relações pessoais e a melhor interação e comunicação no trabalho, possibilitando vantagens nesses dois setores.
Por isso, trazemos para você algumas dicas de como desenvolver a inteligência emocional para alcançar o equilíbrio entre a razão e a emoção, mantendo relações mais saudáveis e visando o seu crescimento.

1 – Observe e analise seu próprio comportamento

Esteja atento para sua própria reação frente às situações que vivencia. Analise a sua atitude e procure entender como ela impactou o seu dia e suas relações. Mude de atitude sempre que perceber que o resultado foi negativo.

2 – Domine as suas emoções

A impulsividade não é uma boa aliada para a maioria das situações. Então, procure dominar seus impulsos e emoções antes de tomar decisões ou dizer alguma coisa. Tente recobrar a calma e a razão antes de tudo. Exercícios de respiração podem ajudar nesse momento.

3 – Aprenda a lidar com as emoções negativas

Não temos apenas bons momentos e bons sentimentos, e quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança, tristeza) acontecem, é preciso dominá-las e não permitir que nos controlem.

4 – Aumente sua autoconfiança

Acredite em seu potencial e em suas habilidades. Acredite que você pode vencer obstáculos e que tem capacidade para superar as dificuldades e os momentos de crise. Faça isso ressaltando para si mesmo suas qualidades e talentos.

5 – Aprenda a lidar com a pressão

As cobranças surgem de todos os lados e constantemente, por isso, precisamos desenvolver a inteligência emocional e aprender a lidar com a pressão do dia a dia para não deixar que a emoção tome o controle. Tente manter a calma em cada situação e pensar racionalmente. Respire e controle a ansiedade para não deixar-se dominar pela emoção.

6 – Não tenha medo de se expressar

Não deixar a emoção te dominar não é o mesmo que não demonstrá-la. Você deve expor o que sente e expressar sua opinião, porém, deve colocar seu pensamento de maneira racional e equilibrada. O mesmo vale para as emoções mais íntimas. Fale sobre seu sentimento na relação e expresse o carinho, o amor e a até mesmo a carência.

7 – Desenvolva o sentimento de empatia

Nada melhor para compreender o outro do que colocar-se na pele dele. Sempre procure colocar-se no lugar do outro vivendo uma situação para conseguir entender suas atitudes. Inverter os papéis pode ajudar a ser mais tolerante e compreensivo.

8 – Exercite o respeito pelo próximo

Todos nós temos necessidades, limitações, direitos e deveres, por isso, é preciso reconhecer que temos falhas e qualidades para conseguirmos respeitar as falhas e reconhecer as qualidades dos outros. A inteligência emocional é caraterizada também pelo respeito às outras pessoas, pela solidariedade e a valorização dos talentos alheios.

Além de trabalhar sua inteligência emocional sozinho, você pode buscar pelo conselho de um profissional de psicologia, que vai lhe ajudar a compreender suas emoções e a lidar com elas. Isso vai te permitir desenvolver o seu potencial e conseguir lidar com as pessoas ao seu redor, mantendo relações mais saudáveis. Para garantir ainda mais harmonia no seu dia a dia, veja como identificar sinais de estresse e desacelerar o ritmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário