domingo, 1 de outubro de 2017

Fatores que podem causar depressão no trabalho

Você sabia que existem alguns fatores que podem causar depressão no trabalho? Ela ocasiona perdas de mais de 240 bilhões de dólares ao redor do mundo a cada ano e, será a doença mais incapacitante do planeta até 2020.
Diversas situações no dia a dia de trabalho podem ter grande influência no quadro depressivo. Um dos principais motivos disso está relacionado a ter que fazer uma tarefa da qual o funcionário não se sente preparado ou capaz de atender a demanda.
Não apenas a depressão, mas diversas outras doenças de saúde podem ser causadas por um ambiente de trabalho estressante. Sabendo da importância deste assunto, separamos hoje alguns fatores de risco que podem desencadear a depressão no ambiente de trabalho:

Cobrança exagerada

Quem nunca se sentiu pressionado ao receber alguma tarefa praticamente impossível de fazer? Ou quando é preciso terminar algo em pouco tempo? Junto com isso vem a sensação de estar sendo o tempo todo avaliado. A cobrança excessiva é uma das principais causas da depressão no trabalho. Faça o seu trabalho com calma e não se pressione. Se for necessário, explique ao seu superior que não irá conseguir finalizar no tempo solicitado. É claro que se esforçar é fundamental, mas não estrague sua saúde por isso.

Clima ruim

Não se dar bem com os colegas de trabalho ou até com os gestores da empresa pode influenciar na qualidade de vida. O clima ruim no ambiente de trabalho pode fazer com que qualquer pessoa perca a vontade de trabalhar naquele local.

Carga excessiva

Longas jornadas de trabalho podem se tornar uma alavanca para o desenvolvimento ou até para piorar a depressão já existente. Trabalho em excesso e com ritmo sempre acelerado ou até pouco trabalho, também são fatores que podem contribuir para a doença.

Tarefas estressantes

São raros os trabalhos que podem ser considerados 100% perfeitos, por isso é muito comum encontrar pessoas que não gostem de algo da rotina de trabalho, seja alguma tarefa estressante ou o horário que não agrada. Isso é totalmente normal, e é preciso se acostumar e continuar focado no trabalho. Porém, existem alguns cargos que exigem diversas tarefas estressantes, com horários estendidos, escalas inflexíveis, além de problemas de comunicação e falta de integração entre diferentes setores. Quando existem muitas dificuldades ou um único (e grande) problema, é preciso tomar cuidado. Tudo isso pode elevar o nível de estresse, causando assim a depressão.

Indefinições e Sensação de instabilidade

A sensação de instabilidade no trabalho, causada por falta de segurança no cargo, pode fazer com que a pessoa viva preocupada e estressada, podendo causar depressão.
Fonte: Prime Cursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário