sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Vocês costumam assistir filme em família?


Há alguns dias atrás realizei algo que, sempre que faço me deixa extremamente feliz! Fui ao cinema com minha família. Fico feliz por que estar com minha família me proporciona um grande bem estar, além disso nos tornamos mais próximos e mais parceiros.

Mas falando do filme que fomos assistir: “Divertida mente”! Um desenho animado que me fez fortalecer crenças, valores e meu aprendizado como psicóloga sobre a importância da família, da amizade e das emoções no desenvolvimento da personalidade do indivíduo.

E por que essa estória me emocionou, emocionou a minha família e está encantando toda a plateia que lhe assiste? O que mais impressiona no longa-metragem é o brilhantismo do roteiro, por um grande motivo: os conceitos adotados pelo filme são totalmente abstratos. Afinal de contas, a história gira em torno da mente de uma garota, Riley, tendo como grandes protagonistas as cinco emoções responsáveis por conduzir sua vida: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho. Cada emoção possui cor e temperamentos próprios, claramente infantilizados para facilitar a compreensão do público menor, mas ainda assim de uma profundidade impressionante. Ou seja, além de desenvolver a personalidade de cada uma delas, a Pixar, produtora da animação, e os autores ainda teve que buscar meios para tornar concreto e viável algo que não é palpável, usando para tanto muita criatividade.

Na realidade há muito de psicologia em Divertida mente. Vários são os conceitos adaptados nesta grande alegoria emocional, como o porquê de se esquecer fatos antigos de sua vida, o que define sua personalidade, questões do inconsciente, a formação dos sonhos (em uma associação engraçada e emocionante) e até mesmo a depressão. O filme ainda nos mostra que emoções como a tristeza não é vilã em nossa vida e que devemos aprender a lidar com ela no cotidiano e não afugentá-la, pois ela tem sua importância para nosso aprendizado.

Enfim, além da diversão em família, fiquei feliz e admirando mais uma vez a Pixar por abordar, de maneira tão agradável, temas tão importantes para a compreensão tanto de crianças, como para os adultos, que muitas vezes não sabem lidar com os sentimentos das crianças. São da Pixar filmes como Procurando Nemo, Toy Story, etc. Como disse minha filha nos nossos comentários: A família foi ao cinema assistir desenho animado. Nada mais prazeroso e enriquecedor que isso. Divertida Mente eu recomendo para assistir em família.

Um comentário:

  1. O que vc acha do filme o que será de nozes 2, eu gostei! Eu me surpreendi positivamente ao assistir ao filme, meus sobrinhos eles pedirem para mi assistir com eles, ao começo eu não queria, pois, as vezes os filmes para crianças são chatos para mim, mas o filme não foi, foi muito engraçado, eu me diverti muito!

    ResponderExcluir